segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Localização da Islândia



A Islândia, oficialmente República da Islândia é um país insular localizado no noroeste da Europa, entre o resto do continente e a Gronelândia. A sua capital e maior cidade é Reiquiavique.
A ilha é banhada pelo oceano Atlântico a sul e oeste, e pelo mar da Noruega a norte e a leste, e está separada da Gronelândia pelo estreito da Dinamarca. Os territórios mais próximos, além da própria Gronelândia, são as ilhas Faroé, a sudeste, e a ilha norueguesa de Jan Mayen, a nordeste. É considerado um dos melhores países do mundo para se viver, pelo facto de ter o índice de desenvolvimento humano mais elevado mundialmente e à alta qualidade de vida da sua população.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dificuldades do IDH

O IDH apresenta, logo à partida, duas grandes dificuldades:

- Uma primeira prende-se com o facto de os dados exigirem elevado trabalho estatístico, o que atrasa a sua publicação (em geral tem um atraso relativo de 2 anos);

- A segunda relaciona-se à circunstância de nem todos os países disponibilizarem dados suficientes para a realização do calculo do IDH. No último relatório do IDH os países que não “entraram” eram 18: Afeganistão, Andorra, Gronelândia, Iraque, Kiribati, Liechtenstein, Ilhas Marshall, Estados Federados da Micronésia, Mónaco, Nauru, Coreia do Norte, Palau, Porto Rico, São Marinho, Sérvia, Somália, Tuvalu e Vaticano. Pode ocorrer por três motivos principais: ou porque o país não disponibiliza os dados (ex: Coreia do Norte); por se encontrar em guerra e os dados não corresponderem à realidade (ex: Afeganistão); ou por serem Estados demasiado pequenos para haver trabalho estatístico (ex: Vaticano).

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O que é o I.D.H ?

O Índice de Desenvolvimento Humano (I.D.H) é um indicador de qualidade de vida, isto é, compara e avalia o bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil. Para obter este índice utilizam-se vários factores como a riqueza, a taxa de alfabetização, a educação, esperança média de vida, rendimento e outros factores.
Foi criado em 1990 por um economista paquistanês Mahbub ul Haq, e começou a ser usado 3 anos depois pelo Programa das Naçoes Unidas para o Desenvolvimento (PNDU) e abrange cerca de 179 países.
O valor do I.D.H varia entre 0 e 1, sendo este último o indicador que revela as melhores condições socio-económicas, sendo por isso um objectivo a alcançar por parte de todos os países. Assim podemos dizer que se encontra dividido em 3 partes: é considerado um valor elevado quando o valor é igual ou superior a 0,800; médio quando abrange valores entre os 0,500 e os 0,799; e baixo se for inferior a 0,500.