A cozinha da Serra Leoa destaca-se de outros países do continente ocidental.É costume de cada família cultivar os seus próprios produtos (incluindo os próprios constroem as casas). O turista vai encontrar poucos lugares onde comer, mas todas as cidades tem pelo menos alguns estabelecimentos que permitem saborear a melhor cozinha do país. Na rua também são registadas barracas de comida que oferecem uma variedade de produtos típicos.
O arroz é um produto essencial na alimentação deste país e um dos pratos típicos é o arroz com PLASA, prato que é feito com mandioca ou batata, e que é cozido em óleo de palma com peixe ou carne de vitela. Este tipo de óleo, amplamente utilizado em todos os seus pratos, obtém-se de uma árvore muito comum na Serra Leoa, a palmeira. O arroz também é muitas vezes misturado com um molho de quimbombó quiabo, uma planta que cresce selvagem e tem um sabor semelhante ao da beringela.
Na rua, pode desfrutar comendo alguns dos pratos mais famosos na Serra Leoa: amendoim torrado e milho, o mencionado arroz ou batata PLASA, peixe com molho como uns dos pratos principais e de sobremesa bananas fritas. Além destes pratos, sopa de pimenta e amendoim picadinho são outros pratos típicos desta região.
Outro costume que capta a atenção de muitos daqueles que visitam este país é o café da manhã, o chamado benchi. Este prato combina ervilhas num peixe ensopado feito com óleo de palma.


Sem comentários:
Enviar um comentário